Para si o azeite é todo igual? 4 truques para escolher o seu azeite
- Rui Marques Vila
- 18 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
Todos nós já fomos ao comercio tradicional, supermercados ou hipermercados e vemos enormes prateleiras de azeites para diferentes preços. O que justifica esta diferença de preços? Essa diferença justifica é justificada por mais qualidade?

O mercado do azeite, por Portugal ser um pais produtor é bastante alargado e possui imensas marcas e variedades de azeites.
Como distinguir o que verdadeiramente necessitamos nem sempre é tarefa fácil, mas estas 4 dicas podem o ajudar a decidir por um bom azeite.
#1 Azeite Refinado, Virgem ou Extra Virgem?
Azeite Virgem Extra Trata-se do azeite mais puro, obtido exclusivamente a partir de azeitona em que a extracção foi feita unicamente por processos físicos (pressão e centrifugação) sem a mistura de produtos químicos e com acidez final inferior a 0,8%.
Azeite Virgem Tal como o Azeite virgem extra, trata-se de um azeite feito a partir de azeitona extraído por processos mecânicos mas em que a acidez não superior a 2%
Azeite Refinado Quando as azeitonas não possuem a qualidade necessária para a produção de azeite virgem, devido a problemas vários como pragas, danos ou outros problemas ou tem excessiva acidez é necessário refinar o azeite quimicamente. Daí receber o nome de azeite refinado.
Tenha sempre preferência por azeites virgem extra.
#2 Teor de Acidez
Dentro de cada uma das categorias de azeite que existe podemos encontrar diversos graus de acidez máxima. Os mais vulgares andam por volta dos 0.7% mas conseguimos encontrar alguns a óptimos preço com acidez de 0,4%.
#3 Vai cozinhar ou utilizar "cru"
Se pretende cozinhar é perfeitamente suficiente um azeite virgem que consegue encontrar em Portugal por preços muito atractivos.
Caso pretenda por exemplo usar numa salada ou no tempero de um prato já pronto, utilize sempre azeite de maior qualidade. Idealmente virgem extra.
#4 Não se deixe levar pelos rótulos
Cada vez mais a industria do azeite tende a fazer embalagens mais bonitas e mais apelativas para o cliente. Não se deixe levar por estes rótulos apelativos. Verifique que tipo de azeite se trata, a sua origem, a sua acidez e o seu preço.
Com esta ajuda tenho a certeza que sairá do espaço comercial com um excelente azeite para si e para a sua familia.
Comments